Assinatura RSS

Sobre corrupção, transporte e protestos

Publicado em

USUÁRIOS LOTAM METRÔ DE SÃO PAULO

Quando as ruas eram tomadas por milhões e iniciaram-se bandeiras anti-corrupção, muita gente falou que essas reivindicações eram vazias, pois não apontavam para as verdadeiras contradições do nosso sistema político, geradoras dos problemas. Apesar de compreender a legitimidade dos diferentes sujeitos nas ruas, tendo a concordar muito com essas críticas.

Hoje, quando as ruas vão protestar contra a corrupção do PSDB no Metrô de São Paulo, vejo que muitos dos que fizeram essas críticas apenas repetem a mesma simplificação, agora com sinal trocado.

Independente de ser PT ou PSDB, o caos no transporte e a corrupção são parte do “vandalismo” do Estado e do Capital. Um enfrentamento crítico e radical ao sistema capitalista e à pseudo-democracia representativa, das portas fechadas, se faz necessário. Compreendendo que não temos transporte de qualidade, público e gratuito não por que o Estado não pode pagar, mas sim por que vivemos num sistema onde o poder econômico e político se beneficia às custas do trabalho do povo. Onde relações de poder e interesses privados agem para impedir qualquer direito social pleno. E onde o povo não pode enxergar o que acontece nos gabinetes e não tem o poder de decidir sobre os rumos políticos do país para além das eleições.

Por isso, nosso protesto não deveria ser só contra Alckmin, Cabral, Dilma e Haddad. Deve ser, antes, pelo poder popular e por uma vida sem catracas!

Gabriel de Barcelos

Uma resposta »

  1. Voce acredita em almoço grátis?….ande a pé, faz bem pra saúde.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: