Assinatura RSS

Os povos de Maureen Bisilliat

Publicado em

Corpos negros, indígenas, sertanejos. Chineses, bolivianos, costa-marfinenses. Poses  de quem não se incomoda em ser fotografado e capricha em ensaios de beleza e/ou sensualidade. Ou instantâneos de afetos, como a amizade entre compadres, o carinho da paternidade, a brincadeira entre crianças ou o momento de selar o amor eterno. Nascimento, família e casamento, trabalho, moda e cultura popular.  A força da pele negra em preto e branco, com luzes dramáticas. Ou a expansão das cores da Mangueira, do Xingu, das roupas da Costa do Marfim ou das tradições bolivianas. A influência pictórica, vista nas proporções, linhas, luzes e na obsessão pelo corpo.

Estes são alguns dos elementos da exposição de Maureen Bisilliat, inglesa que fixou residência no Brasil nos anos 50. Com uma infinidade de projetos, que envolvem tanto suas preocupações artísticas, como culturais e sociais, ela percorreu caminhos e povos, fazendo trabalhos baseados em livros brasileiros como Os Sertões, Grande Sertão: Veredas e a obra de Jorge Amado, além de projetos indigenistas e reportagens fotográficas pelo mundo.

Importantes momentos de sua obra estão na Galeria de Arte do Sesi, em São Paulo, numa exposição cuidadosamente montada, que se preocupa em esmiuçar sua vida operosa, passando por seus temas, seu processo gráfico, seus vídeos e seus projetos sociais. Não deixem de conhecer Maureen. De quebra, vocês podem ter a sorte de esbarrar com ela pelos corredores.

Clique nas fotos para ampliá-las:

Manuelzão, que inspirou obra de Guimarães Rosa

Cartola, em casa

Bônus: Maureen Bisilliat, em Provocações, de Antônio Abujamra

Galeria de Arte do Sesi- Avenida Paulista 1313

Até o dia 4/7,  entrada franca

 

Saiba mais sobre Maureen Basilliat

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: