Assinatura RSS

A ficção científica e a história

black-mirror-artigo

 

Não acredito que a ficção científica fale sobre o futuro, como normalmente mostram projeções sobre “acertos” tecnológicos ou previsões de como será a sociedade amanhã. Tampouco se trata de um reflexo sobre o presente, como é comum na afirmação de que “cada época tem a sua visão seu futuro”. Ou mesmo de uma mera atualização do passado e das experiências culturais e civilizacionais.

Penso que a ficção científica fala sobre a história. Ou mais especificamente, sobre processos históricos. Passado, presente e futuro perpassam as narrativas neste gênero, mas não como lugares fixos. Podemos entender o livro, filme ou série de sci fi, portanto, dentro de uma dimensão paralela (para usar um elemento deste universo).

Neste mundo espelhado, acompanhamos fluxos da história. O que fizemos de nós? Para onde estamos indo? Que soluções demos, quais foram os nossos erros e que tendências parecemos seguir? A ficção científica, portanto, quebra narrativamente o determinismo histórico, a linha reta do tempo. Na dimensão paralela, passado, presente e futuro se convergem. Neste ponto fora da curva, é possível a crítica e a possibilidade de desconstrução e mesmo ação de transformar. O que existiu, existe e existirá foge de sua condição de inevitabilidade, imposta por uma ordem estabelecida. Por fim, a criação, a narrativa, a fábula possibilitam o pensamento como reação, ao sairmos de nós mesmos (mesmo que momentaneamente), de nossa existência e paradigma tais como eles são. Este distanciamento e estranhamento, de certa forma nos aproximam.

(continua…)

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: