Assinatura RSS

Cinemas de todo o mundo exibem filmes em homenagem a Panahi

Publicado em

Em solidariedade ao cineasta iraniano Jafar Panahi, preso há mais de um mês por uma arbitrariedade do governo iraniano, sem acusação formal, cinemas do mundo todo irão exibir seus filmes no dia 15 de abril, uma quinta-feira.

Somente após um mês de prisão, a família de Panahi foi autorizada a visitá-lo. Sua mulher, Tahere Sahidi, afirmou em entrevista à rádio iraniana Farda que ele está bem e mantém o espírito elevado, mas perdeu peso e há alguns dias foi transferido para uma cela menor. Segundo ela, Panahi continua sendo interrogado; os policiais lhe fazem perguntas repetitivas e tentam encontrar contradições em suas respostas, numa espécie de tortura psicológica.

Quem quiser participar do abaixo-assinado em solidariedade a Panahi pode acessar a página http://www.facebook.com/group.php?gid=341946171819&ref=mf

Em São Paulo, as sessões do dia 15 serão gratuitas no Unibanco Arteplex do Shopping Frei Caneca. Confira a programação:

14h – O Espelho

16h30 – Fora do Jogo

20h – Ouro Carmim

Panahi foi assistente de direção de Abbas Kiarostami em Através das Oliveiras (1994), prêmio da crítica da 18ª Mostra. Seu primeiro longa, O Balão Branco (1995, seleção da 19ª Mostra), recebeu o Caméra d’Or para filme estreante no Festival de Cannes. O Espelho, de 1997, foi exibido na 22ª Mostra, da qual o diretor integrou o júri. O Círculo (2000, 24ª Mostra) ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza. Ouro Carmim (2002, 27ª Mostra) também foi selecionado pelo Festival de Cannes. Fora do Jogo, seu último filme, conquistou o Urso de Prata (grande prêmio do júri) no Festival de Berlim em 2006 e foi destaque na 30ª Mostra. Em fevereiro de 2010, Panahi foi proibido de viajar à Alemanha a convite do 60º Festival de Berlim.

Fonte: Mostra Internacional de Cinema

Mais informações sobre a prisão

Uma resposta »

  1. Tomara que esta mobilização sensibilize estas pessoas que fizeram esta barbaridade!
    Deus ajude que consigam a liberdade deste cineasta.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: